domingo, 25 de janeiro de 2015


TEORIA DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO











Fórum

Observações:

1. Façam uma discussão sobre o tema proposto com no mínimo dois comentários.
2. Data do fórum de 25/01 à 02/02/2015.


Tema

Uma vez que a psicopedagogia se ocupa da aprendizagem do sujeito ao passo que também atua na prevenção, no diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, faça uma análise a partir da leitura dos textos abaixo e discorra sobre a contribuição da Psicanálise para a Psicopedagogia.



88 comentários:

  1. Olá turma seja bem-vinda ao fórum, espero que as leituras possam ampliar o conhecimento e assim pautar com maior reflexão a prática psicopedagógica de todos vocês. Abração!

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  2. Meirione Santana Costa Soares27 de janeiro de 2015 às 10:56

    Acredito que o estudo da psicanálise é uma forma de lidar com a personalidade inigualável, pois possibilita conhecer o ser humano, o modo como este se conhece, seu objeto de desejo, seus impulsos, seus valores. Enfim permite conhecer a estrutura do mundo mental e sua organização. Para trabalhar a aprendizagem, é necessário conhecer a teoria psicanalítica, uma vez que ela auxilia o entendimento do seu ser de seus relacionamentos e portanto de seu mundo, o que se mostra fundamental para o trabalho profissional.

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    1. Olá,boa noite!
      Concordo com você, Meirione,o estudo da psicanálise veio para ajudar os profissionais nesse processo de busca de um entendimento para para as diversas situações,quer seja no olhar para o diagnóstico, e para um tratamento adequado.Podendo assim, ser mais fácil o auxilio que o profissional da psicopedagogia dará ao seu aluno ou paciente.De forma que refletirá em uma aprendizagem mais significativa e proveitosa.

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  3. De fato, pois a maneira como enxergamos esse mundo pode muitas vezes ressaltar no nosso cognitivo, daí o trabalho do psicopedagogo como profissional em acompanhar se o desenvolvimento da criança não foi afetado em algumas das fases da sua maturação afetiva, bem como cognitiva como nos aponta Freud. Daí concordo com você Meirione sobre a importância desse olhar para o trabalho do profissional em psicopedagogia.

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  4. A Psicanálise contribui para a Psicopedagogia ao investigar o aspecto invisível do comportamento que comprometeu o desenvolvimento do aprendizado do indivíduo. Ela ajuda o psicopedagogo a montar o "quebra-cabeça" das dificuldades de aprendizagem das pessoas, que comprometem no seu desenvolvimento cognitivo e às vezes até no seu desenvolvimento global.

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  5. Meirione Santana Costa Soares27 de janeiro de 2015 às 11:56

    As contribuições da psicanálise abrangem fundamentalmente o funcionamento e a dinâmica da estrutura e a personalidade do modo como cada um individuo lida com seus impulsos e desejos (função do id), a maneira que cada uma lidar com a percepção de si (função egóica), o modo como a criança, o adolescente ou adulto lidam com seus objetos internos, modo como valoriza ou não objetos internos (função superegóico) e a maneira como valoriza e aproveita seus valores adquiridos de seus pais, professores, amigos etc...

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  6. As contribuições da Psicanálise nos ajuda a entender o que se passa com a criança não somente no âmbito interno e seus processos psíquicos, mas também externo, investigando o que ocorre no ambiente em que se encontra, como o núcleo familiar e a escola. Segunda Anna (p.99, 1971) “isso lhe permite examinar e criticar a influência educacional sob a qual a criança está sendo criada”, pois o Ego da criança pode ser inundado de culpa se esta não reage de acordo com o esperado pelo sistema educacional, gerando uma autocrítica que a considera um fracasso, e assim, gerando transtornos emocionais, que dificultarão seu processo de elaboração.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Boa noite,
      É possivel perceber que o estudo da Psicánalise, ajuda de forma significativa a Psicpedagogia,pois é com o auxilio dessa ciência que podemos estudar as grandes variações das dificuldades de aprendizagem existentes na atualidade. Visto que ela contribui de forma significativa e construtiva,parao auxilio e desenvolvimento de decisões que ajudem a contemplar a melhor forma de agir perante os desafios encontrados pelos profissionais da área.




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    2. Concordo com a Letícia,pois a Psicanálise não rotula,investiga,contextualiza,interioriza e desenvolve ao sujeito o direito de pensar,decidir,perceber,codificar e elaborar, auxiliando de maneira significativa o psicopedagogo.

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  8. é importante destacar também que a maior contribuição da psicanálise para a psicopedagogia e para educação se dá através do estudo do funcionamento do psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem. Os estudos de Freud nos remete sobre o papel da escola, ou seja, sobre a importância que ela tem de proporcionar o desenvolvimento de todas as dimensões, possibilitando aos educandos a capacidade de buscar alternativas para aprender. diante disso, cabe ao professor auxiliar o educando a encontrar o equilíbrio, para que se tornem adultos seguros, pois sabemos que o ser humano vive numa constante batalha entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. o professor precisar ajudar o aluno a encontrar o equilíbrio na construção do (ego), para que dessa forma aprendizagem ocorra de forma plena e eficaz. Como podemos observar no texto psicanálise e educação. Portanto, é de suma importância os estudos da psicanálise para a psicopedagogia.

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  9. Queridos, não vamos abusar das citações, pois o mais importante é tecer com suas próprias palavras o entendimento do texto sugiro seguir uma das linhas de pensamento contidas no texto e discorrer livremente atentando para o contexto, sem se prender tanto às citações. Então, vamos lá...

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  10. Boa noite, turma!
    Excelente iniciativa professor! Assim poderemos debater melhor nossas ideias!

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    1. É uma ferramenta que nos proporcionar discutir e debater mesmo a distância isso facilita bastante, Solange. Abraço!

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  11. Há muito tempo o processo de ensino-aprendizagem deixou de ser uma mera transmissão de conhecimentos prontos e repetitivos. Atualmente, o ensinar exige que o educador possibilite ao aluno construir o seu próprio pensamento.
    Todavia, nesse processo de ensino-aprendizagem é possível que alguns desses alunos apresentem determinadas dificuldades de aprendizagem. E é justamente na prevenção, no diagnóstico e no tratamento desses problemas de aprendizagem que atua o psicopedagogo.
    A psicopedagogia, enquanto uma ciência plural, encontra suporte na psicanálise a partir do momento em que a resolução das dificuldades de aprendizagem depende da análise da singularidade de cada sujeito.
    Não há uma solução pronta para resolver os problemas de aprendizagem de cada criança ou adolescente. Essas dificuldades podem estar atreladas a aspectos íntimos, sejam por problemas familiares, fatores afetivos, traumas, entre outros, e, por isso, o sintoma somente pode ser solucionado ou minimizado a partir dessa análise da singularidade do indivíduo.

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  12. O psicopedagogo precisa ter o embasamento da psicanálise para entender que as dificuldades de aprendizagem estão também relacionadas com o não orgânico (medos, traumas na infância, baixa auto estima, lar, amigos, ...). O Ego da criança poderá estar afetado e assim ela não reagirá bem na aprendizagem. Então é necessário esse embasamento para entender o que se passa com a criança no ambiente interno e externo.

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    1. Concordo com você, Vânia. Sobre o aspecto que você destacou, um dos trechos que mais me chamou a atenção no texto “Psicanálise e Psicopedagogia” é o que se refere ao cuidado que deve ter o psicopedagogo, aliado com conceitos próprios da psicanálise, de trabalhar o lado emocional do aluno.
      Na prática, pude perceber que o incentivo e o estímulo interferem diretamente na aprendizagem da criança. Ao elogiar meus alunos e demonstrar que confio na capacidade deles, percebi que se esforçam cada vez mais para fazer melhor. Com o incentivo e o elogio, aumentam sua autoestima e, de fato, conseguem melhorar.

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  13. Na resenha, Psicanálise e Educação , me chamou a atenção uma relação que as autoras fazem quando dizem: " O educador deverá ser capaz de lidar com as angústias e frustrações de seu aluno, receber os conteúdos que este aluno
    projeta nele e devolvê-los transformados em algo assimilável ". Lembrando assim, o rêverie que a criança tem com a mãe, que as autoras citam no texto.
    Acredito que neste contexto, o psicopedagogo, precisa ter sensibilidade para perceber não só as respostas emocionais do aluno, mas também do educador, no ambiente escolar e da família, sendo o psicopedagogo, também um participante neste processo, daí teremos que abordar um outro aspecto da psicanálise, que é a transferência, ou seja, fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos, serão transportados para o analista. Para Freud existia a possibilidade de que a transferência acontecia na relação professor-aluno. O professor tem seu sentido esvaziado para receber o sentido que é conveniente para o desejo inconsciente do aluno. Assim o professor se torna importante para o aluno, já que possui algo que pertence a ele. Neste contexto o professor tem o poder para ensinar e preparar o aluno ou influencia-lo segundo suas crenças, pois o professor, também é humano e possui seu próprio inconsciente, podendo portanto transferir significado para o aluno.

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    1. concordo com você Kelen cristina! essa parte também me chamou atenção. Pois os problemas emocionais trazem muitos prejuízos para crianças e isso pode interferir na sua aprendizagem e quando não diagnosticado e trabalhado esses problemas emocionais pode interferir na sua vida adulta. dai a importância da psicanálise, pois ajuda o psicopedagogo a trabalhar essas dificuldades do ponto de vista do emocional, da subjetividade.

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  14. RAMONY DA SILVA LOPES29 de janeiro de 2015 às 15:00

    A psicanálise auxilia o trabalho do psicopedagogo e contribui para a investigação das dificuldades de aprendizagem.
    a psicanálise influenciou o pensamento psicopedagógico por compreender o sujeito que aprende na sua subjetividade, pensar o sujeito nas suas possibilidades, limites, potencialidades e sua estrutura de personalidade e ainda, como o sujeito se relaciona consigo mesmo e com o mundo.

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    1. Compreender o indivíduo em sua subjetividade, que é o foco da psicanálise, é essencial ao trabalho do psicopedagogo, porque cada criança aprende de acordo com o seu próprio ritmo de desenvolvimento, e são as particularidades dessa criança (seu histórico, seu convívio familiar, seus desejos, seu amadurecimento, entre outras) que estabelecem esse ritmo de aprendizagem.
      Assim, é impossível compreender a psicopedagogia, enquanto ciência que se ocupa das dificuldades de aprendizagem, sem associá-la à psicanálise, que lida com a singularidade do sujeito, pois é justamente o conhecimento da subjetividade da criança ou adolescente que facilita a eliminação dos sintomas de dificuldade de aprendizagem.

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  15. Excelente as discussões e os vários pontos de vistas socializados aqui, parabéns para os alunos que já comentaram e que continuam a acompanhar as discussões. Estamos esperando você que ainda não postou seu comentário sobre a importância da Psicanálise para a Psicopedagogia. Abraço!

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  16. Entendo que a psicanálise é importante para trabalhar na aprendizagem, pois, ela ajudar no entendimento do ser , e seus relacionamentos. Também auxiliar o psicopedagogo a da significado maior ao vinculo e a relação com o individuo que ele atua.

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  17. RAMONY DA SILVA LOPES29 de janeiro de 2015 às 23:29

    Para compreender a aprendizagem é necessário conhecer a teoria psicanalítica uma vez que ela auxilia o entendimento do ser cognoscente e do seu mundo., entendendo o funcionamento e a dinâmica da estrutura da personalidade.
    A contribuição da psicanálise no campo de intervenção e investigação psicopedagógico é o reconhecimento dos aspectos subjetivos e inconscientes que fazem parte da constituição dos sujeitos que aprendem, assim, as observações psicanalíticas servem para enriquecer o reconhecimento dos elementos subjetivos e inconscientes que estarão em evidência em sua prática.

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  18. Vejo a psicanálise ser uma ferramenta de extrema importância para auxiliar o trabalho psicopedagógico e contribui para a investigação das dificuldades de aprendizagem do sujeito. Sendo assim ambas tem o papel fundamental na aprendizagem do sujeito, pois auxilia o trabalho do psicopedagogo, com o indivíduo no entendimento do seu ser e suas realizações com o meio. Maria Eugênia

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  19. A Psicopedagogia é uma área que também precisa do aporte da psicanálise que investiga a maneira como a mente do homem funciona e os por quês de seu comportamento. A Psicopedagogia está direcionada ao diagnostico prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem e se faz necessário durante esse processo conhecer o homem, seus desejos, sua afetividade e como ele está se envolvendo emocionalmente com tudo e todos a sua volta, já que essas situações são influentes e que o próprio homem não conhece o poder do seu inconsciente. A Psicanálise nos leva a conhecer o inconsciente do homem e sua mente se mostrando cada vez mais necessária no andar junto a Psicopedagogia, e então como seria tratar prevenir e diagnosticar o homem “criança” sem conhecer o homem ou boa parte dele¿ Chegar a uma possível conclusão e resolver as dificuldades se tornaria algo difícil de se alcançar. Então, a Psicanálise nos possibilita reconhecer que tudo em volta do homem o afeta negativamente ou positivamente e o inconsciente passa a nos transmitir isso através de sintomas e a Psicopedagogia estuda métodos de tratamento para estes sintomas, no caso as dificuldades de aprendizagem.

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    1. Roberta concordo com você, pois muitas vezes nos dirigimos aos nossos alunos de maneira equivocada,no momento de uma avaliação por exemplo, na maior parte do tempo o aluno consegue resolver todas as atividades propostas, no entanto no dia da avaliação o mesmo pode não se sair muito bem, ele pode ter passado por um problema e consequentemente não irá fazer a avaliação como se espera.
      Cristiane Monteiro.

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  20. A psicopedagogia busca conhecer o sujeito, suas peculiaridades e subjetividades no campo educacional no que se refere à necessidade do aprender e nesse sentido, visa de diagnosticar e atuar de forma preventiva nos transtornos de aprendizagens. Para tanto, obter êxito na investigação desse sujeito é necessário explorar sua vivência, vínculos familiares e sociais, as potencialidades e habilidades através de uma análise precisa e favorável.
    Sabe-se que a psicopedagogia não é una, atua de forma abrangente e plural, busca o apoio de outras ciências para construir seu processo de intervenção.
    Uma das ciências na qual alimenta-se é a psicanálise que tem como fator predominante, conhecer o ser humano, sua individualidade e estrutura psíquica considerando a complexidade de cada indivíduo.
    Nesse contexto, a psicanálise fortalece a psicopedagogia na compreensão desse sujeito e sua inter-relação com o meio, transformando e preparando para que este possa desenvolver-se em sua totalidade.

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    1. A psicopedagogia é um instrumento de sondagem e uma ferramenta de extrema importância para auxiliar o processo de ensinagem. Detecta com precisão os elementos de bloqueios do aparelho psíquico do aluno, que podem comprometer o desenvolvimento da aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como um todo. Através da psicanálise, consegue diagnosticar os desvios e obstáculos que afetem a aprendizagem e como estes se revelam.

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  21. Concordo com você Ramony.Porque a psicanálise é de grande valia para aprendizagem, pois ,ela influênciou o pensamento psicopedagógico ,ajudando assim o sujeito a pensar em sua subjetividade, sua estrutura de personalidade . Para tanto a psicanálise propicia ao sujeito um encontro consigo mesmo ,e com o mundo.

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  22. Boa tarde
    socorro pinto

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  23. Olá, boa tarde Lina parabéns sua publicação gostei muito, pois a psicopedagogia só tem a contribuir, no processo de ensino a aprendizagem.

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  24. Percebe-se que a psicanálise junto a psicopedagogia, fortalece uma contribuição de grande valia, para o desenvolvimento psicológico intelectual e social da criança. Partindo desse pressuposto de intervenções através das relações entre-se torna portanto, construtivo o processo de ensino aprendizagem na prática educativa do pedagogo, deixando claro a relevância na prática pedagógica.

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  25. E verdade, Maria rezende,
    A psicanalise,é uma ferramenta de grande importância para o psicopedagogo.pois juntos conseguem suprir as dificuldades de ensinagem.

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  26. A contribuição da psicanálise é de grande importância para a psicopedagogia, pois esta servirá de base para que o psicopedagogo possa conhecer melhor o ser humano, seus anseios e dificuldades. Além disso, a psicanálise ajudará o psicopedagogo a estabelecer uma relação de vínculo com o indivíduo que ele atua.

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    1. Concordo com você Martilha, pois a contribuição da Psicanálise para a psicopedagogia é de suma importância e que o psicopedagogo de base desse conhecimento poderá conhecer melhor o sujeito em sua subjetividade, criando um vínculo afetivo com a criança e facilitando o seu desenvolvimento na sua aprendizagem educacional.

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  27. Entendo que ,essa contribuição é o carro chefe na vida do pedagogo. Pois dessa forma sabemos que, quepodem serem obtidos bons resultados na aprendizagem do ser humano.

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  28. Boa noite!
    Assim, na mesma relação homem - natureza na qual o homem transforma a natureza e é transformado por ela, a mesma relação acontece com a psicanálise e a psicopedagogia, ocorrendo, então, trocas e contribuições entre elas. A psicanálise com a preocupação com o psique do homem como todo e a psicopedagogia com os processos de aprendizagem.

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  29. A psicanálise possibilita ao psicopedagogo entender de forma mais clara os diversos comportamentos que influenciam o processo de desenvolvimento do indivíduo. Nesse sentido, a psicanálise contribui de forma significativa para a psicopedagogia, pois ambas estudam a complexidade estrutural e funcional do indivíduo, assim como sua subjetividade e aprendizagem.

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  30. Simone concordo com a sua colocação, pois essa troca de contribuições entre a psicanálise e a psicopedagogia acontece de fato. A psicopedagogia enquanto ciência visa a aprendizagem do sujeito assim como suas dificuldades; enquanto que a psicanálise contribui para a investigação dessas dificuldades. Portanto, a psicanálise e a psicopedagogia ajudam na compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento do sujeito.

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  31. A Psicanálise é uma excelente ferramenta para a psicopedagogia, pois observa os sintomas e os usa como indicadores para chegar à causa. O Psicopedagogo embasado nesses indicadores irá perceber que tipo de metodologia deverá utilizar em cada criança e conhecer como cada uma se sente, neste sentido, compreenderá melhor as suas reações e poderá ajudar nas dificuldades de aprendizagem. A Psicanálise contribui na Educação, como forma de prevenção onde o psicopedagogo investiga o aspecto invisível ou inconsciente de um comportamento, que acabou comprometendo o desenvolvimento de um desejo de aprender.

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  32. A Psicanálise é uma vertente que discuti o desenvolvimento do indivíduo há muito tempo e após o levantamento bibliográfico realizado para esta atividade complementar, foi possível perceber que a Psicanálise trás consigo ideias ligadas a abordagem Histórico - Cultural de Vigotski ( antes da mesma surgir e ser discutir), pois, a Psicanálise já defendia que a saúde mental de um indivíduo acontece a medida que ele cresce e se desenvolve, levando em conta a subjetividade humana.
    Segundo a Psicanálise, o indivíduo, desde de criança possui desejos e quando por alguma circunstância, esses instintos e desejos não são realizados temos a tendência de nos angustiar por não ter conseguido algo.
    Nesse sentido, afirma a vertente, que o papel da escola, nessa situação, é agir como mediadora (acredito que o termo seja coerente) entre a criança e a cultura, ensinando a criança a controlar seus desejos e instintos, além de incentivar a criticidade do aluno considerando que a mesma está inserida numa cultura, o que favorece o processo de construção do conhecimento.
    Assim, o professor deve aprender a conviver com as frustrações dos alunos, pois, como afirma a vertente, o bebê ao passar por uma frustração "aposta suas fichas" (aspas coladas por mim) na mãe e quando ingressa na escola ele tem como norte o professor.
    Contudo, de acordo com todas as leituras, pode - se perceber que o psicopedagogo, que tem como foco desvendar as dificuldades de aprendizagem de um indivíduo, deve considerar o mesmo em todas as suas dimensões, ou seja, analisar o indivíduo de maneira holística, isto é, o todo. Assim, o psicopedagogo pode contribuir para que a criança possa ter uma aprendizagem significativa, valorizando cada etapa de vida do desenvolvimento do mesmo.
    Todavia, para que se possa chegar a essa aprendizagem, se faz necessário que o psicopedagogo antes de ter o olhar para o outro, se faz necessário que ele se conheça primeiramente para posteriormente olhar e entender o outro, esta ideia me remete ao pensamento de Sócrates ( se não estou enganada) " Conhece - te a ti mesmo".

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  33. DEPOIS DE LER OS TEXTOS TENHO COMO OPINIÃO QUE A PSICANÁLISE CONTRIBUI PARA A PSICOPEDAGOGIA NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM,FAZENDO UMA ANÁLISE A PSICANÁLISE SE TORNA UMA ALIADA QUANDO SE TRATA DE DETERMINAR O NÍVEL DE PENSAMENTO E O BLOQUEIO DECORRENTE DA RELAÇÃO DO SUJEITO AO MEIO QUE ELE VIVE E O QUANTO ISSO PODE INTERFERIR NO SEU DESEMPENHO.

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  34. ANTONIA CUNHA FURTADA31 de janeiro de 2015 às 14:12

    A PSICANÁLISE TEM UMA GRANDE IMPORTANCIA NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA PORQUE PROCURA COMPREENDER A FORMA QUE O SUJEITO APRENDE E OS DESVIOS QUE OCORREM NESTE PROCESSO,APÓS O DIAGNÓSTICO É IMPORTANTE QUE TODAS AS REGRAS DE RELACIONAMENTOS E HORÁRIOS E HONORÁRIOS SEJAM BEM DEFENIDOS DESDE O PRIMEIRO CONTATO,ESSAS REGRAS DEVEM SER CLARAS E DEFENIDAS EM CONJUNTO COM O PACIENTE E SUA FAMÍLIA.

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  35. ANTONIA CUNHA FURTADO31 de janeiro de 2015 às 14:24

    CONCORDO EM PARTES COM A RAQUEL,PORQUE NÃO ADIANTA USAR A PSICANÁLISE PARA DETECTAR O PROBLEMA E O PORQUE O SUJEITO TRAZ CONSIGO ESSAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ,MAS SIM TRAZER NOVAS METODOLOGIAS PARA UM NOVO PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADOS NOS DADOS COLETADOS NO DIAGNÓSTICO.

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    1. Acho que para ter uma metodologia válida é necessário, sim, levar em consideração o problema e o porque desse sujeito trazer esse histórico. É como se fosse um médico e seu paciente. Para prescrever um remédio, é necessário que ele faça um estudo sobre o paciente e sua enfermidade para, assim, indicar o melhor tratamento. Tudo é válido na história do aluno, desde que ajude seu processo de aprendizagem.

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    2. Sim Lucimara o Histórico do aluno(a) precisa ser levada em consideração e a partir dessa avaliação é que se pode desenvolver uma metodologia direcionada a cada aluno(a) respeitando as limitações de cada um para alcançar o objetivo principal que é a aprendizagem.

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    3. Isabel dos Santos Oliveira1 de fevereiro de 2015 às 14:02

      Concordo com você, o histórico do aluno é de suma importância, mas depois da ultima aula do professor 24 de janeiro, quero acrescentar que tomemos consciência também que a nossa história ou seja conduta de vida seja de reflexão em sala de aula. Será que estamos completos ou seja inteiros para agregar determinado aprendizado a esses alunos??

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    4. Acredito que nós, seres humanos, não somos completos ou inteiros, Isabel. Mas creio que no processo de interação podemos, sim, preencher o que nos falta. Um ensinando com a história do outro porque somos seres em constante processo de aprendizagem. Assim, aprendemos e nos completamos dia após dia podendo, sim, agregar aprendizados não só para os alunos, mas, também para o professor.

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  36. ATÉ PORQUE ANTONIA A REUNIÃO E OS ESFORÇOS DE TODOS SERÃO IMPORTANTES EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PARA ESSAS DIFICULDADES,A FAMÍLIA TEM QUE SER A PARTE INDISPENSÁVEL NESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM PODENDO INTERFERIR PARA O BEM OU ATÉ MESMO PARA O MAL,A COBRANÇA DE MÉTODOS RÁPIDOS PARA O PROBLEMA PODERÁ AGRAVAR A SITUAÇÃO.

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  37. Parabéns turma, excelentes contribuições nesse fórum. Observei que todos alcançaram o objetivo de poder compreender melhor a partir das leituras indicadas esse relação propícia entre a Psicanálise e a Psicopedagogia. Excelente!

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  38. As maiores contribuições da psicanálise com a educação é sem dúvida o estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem. O educador precisa ajudar o educando a buscar o equilíbrio necessário para a construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.
    A teoria de Freud destaca a importância da relação professor- aluno, portanto é necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, para estabelecer um clima favorável à aprendizagem.
    Contudo, os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente.

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    1. Concordo com você Anayelle é muito importante para o processo de aprendizagem do aluno que o professor procure maneiras de manter uma boa relação com o mesmo, conhecer a história de seu aluno.
      Cristiane Monteiro

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  39. Concordo com você Anayelle, ao ensinar o educador ensina e aprende com o educando, assim como o educando ensina e aprende com o educador. É de suma importância que haja um bom relacionamento entre os sujeitos do processo. Muitos de nossos educandos sentem-se envergonhados em expressar seus sentimentos e dificuldades, é preciso que o educador tenha um olhar detalhado para cada sujeito levando em consideração sua subjetividade. Cíntia Marciel.

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  40. Creio que um dos papéis da psicanálise seria o de subsidiar o professor no seu papel de transmissor de conhecimentos. A psicanálise é o estudo da mente humana (local em que ocorre a aprendizagem do ser) e sabemos que em algumas vezes, se o aluno não aprende é devido a problemas que enfrentam na sua vida pessoal e que possuem uma dificuldade em falar e demonstrar suas angústias. O professor pode, e deve, tentar criar esse elo entre ele e o aluno, ocasionando, dessa forma, uma boa interação para que ambos aprendam um com o outro. Como diz o eterno Guimarães Rosa "mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."

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    2. Concordo Lucimara Sousa, da mesma forma que auxilia o psicopedagogo a Psicanálise pode auxiliar o professor, pois entender a mente da criança facilitaria muito o seu trabalho e ajudaria muito no desenvolvimento das aprendizagens, e sabendo que, a afetividade interfere muito nesse processo, trabalhar este lado em sala de aula seria de extrema importância para a aprendizagem da criança, é observado que a Psicanálise abre portas também na sala de aula.

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  41. Isabel dos Santos Oliveira1 de fevereiro de 2015 às 13:37

    Isabel Oliveira... Conclui-se com as leituras perceber que o psicopedagogo, tem como foco desvendar as dificuldades de aprendizagem de um indivíduo, deve considerar o mesmo em todas as suas dimensões, ou seja, analisar o indivíduo de maneira ímpar, isto é,somos iguais em características, mas nos diferenciamos em comportamentos. Assim, o psicopedagogo pode contribuir para que a criança possa ter uma aprendizagem significativa, valorizando cada etapa de vida do desenvolvimento do mesmo.
    Para que se possa chegar a essa aprendizagem, se faz necessário que o psicopedagogo antes de ter o olhar para o outro, se faz necessário que ele se conheça primeiramente para posteriormente olhar e entender o outro.

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  42. Isabel dos Santos Oliveira1 de fevereiro de 2015 às 13:46

    A psicanálise possibilita ao psicopedagogo entender de forma mais clara os diversos comportamentos que influenciam o processo de desenvolvimento do indivíduo. Nesse sentido, a psicanálise contribui de forma significativa para a psicopedagogia, pois ambas estudam a complexidade estrutural e funcional do indivíduo, assim como sua subjetividade e aprendizagem.A psicanálise possibilita ao psicopedagogo entender de forma mais clara os diversos comportamentos que influenciam o processo de desenvolvimento do indivíduo. Nesse sentido, a psicanálise contribui de forma significativa para a psicopedagogia, pois ambas estudam a complexidade estrutural e funcional do indivíduo, assim como sua subjetividade e aprendizagem.

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  43. Concordo com você Lucimara 90%, pois, você utiliza o termo transmissor, não creio que o professor seja apenas um transmissor. De acordo com todos os estudos realizados, internalizamos que o docente também é um sujeito no processo de construção do conhecimento juntamente com o aluno.

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    1. Verdade Elaine. No início de sua fala, Lucimara expressou-se erroneamente ao afirmar que o professor seria um mero transmissor de conhecimento, pois, na verdade o que aprendemos e debatemos em sala é que este ilustre personagem do processo educativo, é um criador, um ser que proporciona o aprendizado, ao mesmo tempo que aprende. Lucimara querida, apesar do equivoco no inicio de seu comentário, fiquei feliz com o final dele, onde você desmente o inicio do mesmo, citando uma frase de Guimarães Rosa.

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    2. Concordo, Elaine. Tive consciência do meu erro, mas não consegui corrigir. Obrigada pela correção.

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  44. A contribuição da psicanálise para psicopedagogia é extremante importante, pois, diversos fatores ligados problemas de aprendizagem são muito complexos, levando os profissionais da área buscarem subsídios em outras ciências para diagnosticar os elementos que causam desordem na aprendizagem.
    Considerando as limitações e as necessidades de cada sujeito, a psicanálise amplia e possibilita a identificação de possíveis transtornos e aponta a intervenção adequada para alcançar esse aluno(a) favorecendo assim, construção do conhecimento.

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    1. Achei muito válida sua colocação Salvelina precisamos ter muito cuidado na questão de dar um diagnóstico, afinal um diagnostico dado errado podemos trazer um grande prejuízo na vida daquela criança, sendo assim quanto mais estudos e pesquisa sobre os diversos transtornos e dificuldades de aprendizagens irá ser sempre muito bem vindo em nosso percurso profissional!!!

      Ass:Jessica Veras

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  45. A Psicanálise tem enorme influencia sobre a psicologia e áreas afins,como a psicopedagogia!! varias indagações surgiram após o estudo do tema:Em termos práticos,como a psicanálise pode se relacionar com o sistema educacional brasileiro?a psicanálise esta ultrapassada?É realmente viável sua pratica nas escolas?
    Não concordo com os princípios Freudianos mas é importante por parte do psicopedagogo vasto conhecimento teórico para um bom manejo profissional.

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    1. Pablo, nesse sentido qual seria a contribuição da psicanálise para o bom manejo do profissional em psicopedagogia segundo o contexto em debate?

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    2. A Psicanálise oferece um melhor entendimento sobre as instâncias psiquícas do aprendente,bem como uma melhor compreenção sobre o desenvolvimento dos individuos, suas dificuldades de aprendizagem e formação da personalidade.

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  46. Concordo com a Elaine, pois é importante e essencial por parte do psicopedagogo o constante investimento em formação profissional e aprimoramento,só assim o profissional capaz de oferecer atendimento de qualidade.

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  47. Em relação a psicopedagogia e a psicanalise entendo que a primeira trabalha as dificuldades de aprendizagem, a segunda a origem de tais dificuldades, a psicopedagogia age também na prevenção de problemas, o aluno não precisa por exemplo ter uma dislexia para ser assistido por um psicopedagogo, o mesmo pode necessitar da ajuda desse profissional por dificuldades derivadas de outros problemas, como os pessoais, afinal tudo o que acontece na sua vida pode afeta-lo negativamente ou não.

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    1. Concordo com você Cristiane, pois a psicanálise e a psicopedagogia são importantes na intervenção e prevenção de problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem.

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  48. O estudo da psicanálise além de contribuir no entendimento do funcionamento psíquico também facilita a relação professor - aluno, uma vez que o educador compreende as dificuldades que cercam o educando.
    JUCIANE DENISE

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    1. Concorfo Juciane, creio que tudo que é feito em prol do processo de aprendizagem do educando é valido, uma boa relação entre professor e aluno é fundamental.

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  49. A psicanálise e a psicopedagogia se completam, onde a psicanálise é uma interpretação,ou seja, observa os sintomas e os usas como indicadores para chegar a causa,tornando significativa, levando a psicanálise para a prática psicopedagógica. Portanto proporcionando a educação uma escuta e um olhar diferenciado para os processos de aprendizagem.

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  50. Através das leituras pude constatar que a psicanálise tende a clarear, e principalmente facilitar de maneira enriquecedora o trabalho do psicopedagogo, visto que, o principal objetivo deste, é procurar identificar os possíveis bloqueios e obstáculos que afetam o aprendizado, e impedem o sujeito de se desenvolver melhor no meio social. Assim sendo, a psicanálise através do seu método de investigação e análise do sujeito, pode ser um caminho para desenvolver melhor o olhar do psicopedagogo sobre seus pacientes...

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  51. Concordo com você Kleidiane, uma vez que a psicanalise e a psicopedagogia tem suas trocas e contribuições entre si!

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  52. Walcisa Coutinho Sudário1 de fevereiro de 2015 às 23:18

    A Psicopedagogia ocupa-se dos problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem. Lembrando que todo processo de aprendizagem supõe uma dificuldade, pois o conhecimento é subjetivo e próprio de cada um. Nada melhor para contribuir com essa área de estudo do que a Psicanálise. Através dela podemos compreender melhor essa subjetividade do sujeito, suas emoções e podemos auxiliá-lo na busca do conhecimento por meio de si mesmo. A Psicanálise vem auxiliar o profissional também, em que constantemente faz uma reflexão sobre seu estado emocional e dificuldades de lidar com os problemas do próprio sujeito. Assim, podemos compreender melhor a criança, seu inconsciente, observando o que por vezes, sem o conhecimento da área, pode passar despercebido.

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  53. Walcisa Coutinho Sudário1 de fevereiro de 2015 às 23:24

    Concordo com você Kleidiane Marcolino, pois a Psicanálise nos ajuda a compreender melhor o sujeito e nossa prática enquanto profissionais da Psicopedagogia.

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  54. Também concordo Kleidiane, pois a Psicanálise vai auxiliar o psicopedagogo a dar um significado maior ao vínculo e à relação com o indivíduo que ele atua.

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  55. Levando em consideração a psicanálise onde a mãe é o principal objeto de desejo do filho, esta que irá suprir as necessidades em todas as fases psíquicas da criança, ou seja, a mãe irá entrar como uma espécie de "primeiro amor". Com isso chega uma determinada fase pelo qual o pai entra e acontece a castração, que é onde este rompe a atenção da mãe perante o filho e daí ocorre o complexo de Édipo, onde o filho tenta disputar aquele amor da mãe com seu pai. Podemos citar este como um exemplo clássico da psicanálise, onde se encaixa em uma das primeiras frustrações vividas pela criança e assim como esta existem várias outras, não só no meio familiar como podemos ver anteriormente, mas também no social ou escolar, lembrando que se estas frustrações não forem bem resolvidas no momento certo podem acabar se tornando uma neurose ou psicose, estas que estão diretamente ligadas aos transtornos e dificuldade de aprendizagem e é justamente aí onde entra a psicopedagogia pois ela irá tentar amenizar essas dificuldades de aprendizagens, originárias de acordo com a psicanálise das psicoses ou neuroses, com intervenções nos mais diversos recursos como leitura, jogos, dramatizações, desenhos e outros, estimulando assim as funções cognitivas e questões afetivas ou sociais.

    Ass: Jessica Veras

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  56. Também concordo Jéssica, uma vez que a psicanálise auxilia o trabalho do psicopedagogo. Observando as dificuldades de aprendizagem do indivíduo e auxiliando o mesmo em suas necessidades.
    Maria Eugênia

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  57. A psicanálise possibilita ao psicopedagogo investigar e compreender o inconsciente do individuo, assim contribui na busca por respostas para elucidar quais são os bloqueios que afetam em sua aprendizagem. Cíntia Marciel.

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    1. Concordo com você Cíntia. É nessa nessa compreensão pela falta de desejo, do sujeito de aprender que entra a psicanálise. Uma vez que a mesma estuda o desejo do inconsciente. Pois aprender é um ato desejante e tal desejo é movido pelo inconsciente.
      Rejane

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  58. Como vimos o papel da psicopedagogia é resgatar o desejo do aprender, é aí que entra a contribuição da psicanálise, uma vez que tal área estuda o desejo inconsciente do sujeito.
    Rejane

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  59. YVONNE MARIE SOARES MOUTINHO
    A contribuição da Psicanálise para a Psicopedagogia, de fato nos consagra com um vasto campo de conhecimento quanto os níveis “maturacionais” de um indivíduo, considerando a subjetividade levando em conta a cultura em que este se define ao socializar com diferentes instituições.
    A partir dos vínculos familiares, de sua convivência na escola e na sociedade, o indivíduo assume papéis, funções, que são podadas por normas, regras, princípios e valores, podendo causar alguns transtornos, angústias e decepções. Como método preventivo ou curativo, a inter-relação entre a psicoterapia e a Educação pode contribuir para uma interação adequada, buscando assim o equilíbrio de sua maturação psicossocial. Para o alcance dessas condições é de suma importância que o profissional Psicopedagogo conheça a si mesmo, suas possibilidades, suas habilidades e suas limitações, pois, ao lidar com outros sujeitos este profissional deve estabelecer a partir de então uma relação de confiança e respeito assumindo uma postura imparcial.

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    1. Nayara de Carvalho Leal5 de fevereiro de 2015 às 11:05

      Yvonne destaca muito bem o quanto a psicanálise tem papel relevante para o trabalho da psicopedagogia . Onde a mesma destaca em seu comentário os vínculos que o ser humano constrói ao longo do tempo e o quanto esses influenciam no desenvolvimento desse ser . Como sabemos , o lado emocional influencia de forma significativa no processo de ensino aprendizagem , por isso se faz necessário aliar a psicopedagogia aos embasamentos teóricos de Freud , onde essas teorias tratam do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem . Além de o próprio profissional psicopedagogo usar as teorias psicanalíticas a seu favor , para melhor atender o aluno com dificuldades de aprendizagem , diante de suas próprias limitações e habilidades , o que faz esse profissional sensato e capaz de compreender o universo emocional e cognitivo desse aluno .

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  60. Nayara de Carvalho Leal5 de fevereiro de 2015 às 17:35

    Partindo do pressuposto em que a psicanálise lida com o sujeito do desejo e permite a singularidade desse sujeito, é de fato, importante notar o elo entre psicopedagogia e psicanálise e a importância da mesma nas intervenções psicopedagógicas, onde a psicopedagogia é caracterizada como uma área de confluência com o psicológico (a subjetividade do ser humano como tal ) e do educacional (atividade especificamente humana ,social e cultural ).
    Decorrente das leituras feitas, ambos os textos relatam com clareza o quanto a psicanálise influenciou o pensamento psicopedagógico, por possibilitar pensar o sujeito em sua subjetividade, identidade, limites, habilidades e potencialidades. Na psicopedagogia há necessidade de se compreender o sujeito de forma subjetiva, e para isso é necessário conhecer quem é o sujeito que aprende e sua história de vida.

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